quarta-feira, 25 de setembro de 2013

The Great Gatsby

 


O grande Gatsby... Li o livro e foi uma agradável surpresa, no inicio quase que o abandonei mas como dizem que é um dos grandes romances do século XX obriguei-me a ler até ao fim e...ainda bem! Porque o fim é magnifico, para mim claro, conheco muito boa gente que de certeza discorda, mas o que eu realmente adorei foi o fim e não estou a ser irónica! Estou a ser sincera, adorei mesmo, achei lindo e com sentido e só no fim é que percebi a mensagem deste romance. Valeu muito a pena ler, aconselho com emoção todos a ler, está à venda no continente por 4,99€, talvez os mais bem gastos por mim!
É mais uma história de amor entre um rapaz pobre e uma menina rica e mimada, a diferença e a luta de classes e raças está presente em vários trechos do livro, até aqui nada de novo, é um tema que já foi explorado vezes sem conta e continuará, quer na ficção quer na realidade. O que faz deste romance diferente e especial é a mensagem final que esteve sempre presente, do inicio ao fim, de uma forma oculta pela ilusão do amor.
Não sei se é propriamente a minha interpretação que é previsto retirar deste romance se era esta a mensagem que o autor pretendia passar, mas foi um final emocionante, inesperado, imperfeito e por isso maravilhoso. Entendi o Gatsby, entendi quem era ele, de onde vinha e para onde queria ir, o que sentia e o que queria sentir. Revelou o que infelizmente todos ou quase todos sabemos, que viver dos sonhos inspira mas também destrói.
Que devemos aceitar o passado exatamente pelo que é... o passado! Que devemos aprender com o passado mas deixá-lo, viver o presente e planear o futuro sempre com uma alternativa de fuga! Que devemos lutar pelo que queremos, cair e levantar para encontrar o próximo sonho! Que mesmo sendo o sonho a comandar a vida somos nós que temos a mão no volante...


O filme foi para lá de bom, ajudou em muito o livro e é um filme fiel ás palavras escritas por F.Scott Fitzgerald, li o livro e no mesmo dia que acabei vi o filme, tinha as palavras frescas na cabeça e dar cara às palavras foi muito natural, como se a história me fosse próxima ou semelhante às minhas.
Dicaprio está fantástico no papel e olhem que não era propriamente fã do senhor. A fotografia do filme é genial tal como todos os filmes que retratam seja lá o que for dos anos 20, os anos em que o álcool era o rei e a música o ar a respirar. Os anos em que as mulheres se escondiam e libertavam em glamour, os anos em que a decadência e a magia andavam de mãos dadas!

Em resumo um história de ilusão e fé no futuro!


" (...) Gatsby acreditara na luz verde, no orgíaco futuro que, ano após ano, foge e recua diante de nós. Se hoje nos iludiu, pouco importa; amanhã correremos mais depressa, estenderemos mais os braços... Até que uma bela manhã...
Assim vamos treinando, proas contra a corrente, incessantemente cortando as águas, a caminho do passado que não volta. (...) "

bjufas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...