sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA DA MULHER... MITO OU REALIDADE????

Será que aconteceu ou não?!
Diz a lenda ou não que o dia da mulher surge na sequência de uma greve realizada a 8 de Março de 1857 feita por mulheres trabalhadoras de uma fábrica de têxteis ( ou fiação, ou calçado ) que reivindicavam a redução de horário de 16 horas por dia para 10 horas e a igualdade de ordenado, uma vez que os homens faziam menos horas e recebiam mais. Reza também a lenda que nesse dia 130 mulheres fecharam-se na fábrica como forma de luta pelos seus direitos e que sem explicação deflagrou um incêndio que as levou à morte!! Em 1910 foi decidido numa conferência internacional realizada na Dinamarca que o dia 8 de Março se tornaria o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, de forma a celebrar os direitos da mulher e ao mesmo tempo uma homenagem às mulheres que perderam a vida no incêndio durante a greve por direitos de igualdade em 1857.
Ora isto é tudo muito giro mas o facto é que nada desta história foi provada e muitas mulheres se dedicaram a veracidade desta história e nunca encontraram nada que realmente comprovasse além de relatos passados de boca a boca durante anos!
O facto é que a história vai resistindo ao longo dos anos e é mais uma que pode ser um mito ou uma realidade e vai sempre pairar na dúvida!
Ainda assim, que não se comemore o dia que 130 mulheres morreram queimadas na luta dos seus direitos, pode-se comemorar e homenagear todas as mulher que durante anos lutaram pelos nossos direitos, todas as mulheres que sofreram e morreram para que nós hoje em dia tenhamos igualdade de direitos e pelas que continuam a lutar por mulheres que em pleno século XXI não tem!
Por isso e muito mais que se comemore o facto de sermos mulheres...

imagem google


bjufas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...