quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

As Praxes!

Deus...confesso que já me cansa esta história e tenho sérias dificuldades em entender o porquê delas existirem! Custa-me pronto!

Não fui estudante universitária, a ideia não está posta de parte, queria e continuo a querer ir mas ainda não se proporcionou, infelizmente! E explicado isso apetece-me na mesma comentar esta história lamentável das praxes!

Não sou contra nem a favor, ou seja...Consigo perceber que haja uma " praxe " a quem entra, ao caloiro não consigo perceber o porque de levarem isso ao máximo e à humilhação! Porque sim minha gente, respeito a opinião de todos e tal, mas cenas como eu já vi no meio da cidade e em reportagens são mesmo de lamentar e repudiar desculpem mas são. Simular atos sexuais em publico, andarem de boxers enquanto são lançados a lama ou estrume ou banhado em vinho, rastejarem, não poderem levantar os olhos do chão, ouvirem berros, insultos o dia inteiro e muito mais e pior que supostamente acontece, por favor...aqui para mim não há conversa minha gente...NÃO FAZ SENTIDO! NÃO É NORMAL! NÃO É NADA!!! Para mim não é nada! Obvio que cada um é livre de aceitar isto ou não obvio, mas não venham dizer que quem não quer não entra e não sofre consequências que é a mais pura mentira! Tenho familiares e amigos que andaram na universidade e contam as histórias mais tristes simplesmente vergonhosas e atenção estou a falar que quem passou por praxes e de quem as fez e fez muito mal!
Sim façam as praxes se acham que é importante no percurso académico mas não usem isso para justificar as praxes com a escola da vida pessoal e profissional! Não é a praxe que vai ensinar a ninguém como se deve agir na vida ou pelo menos ensinar alguma coisa de bom, quanto muito ensina o que não devemos aceitar na vida!!
Sim façam as praxes mas com limites, façam uma brincadeira de boas vindas mas um dia para marcar e não semanas seguidas! Sim façam dentro do recinto e não pelas ruas das cidades porque ninguém tem de levar com um grupo de pessoal vestido de preto com  mania que é superior e tem subalternos!
Sim, façam porque se divertem e para rirem e não porque tem de ser porque caso contrário serão "bestas" e não poderão vestir o traje ou ir a festa dos caloiros!
Sim o que aconteceu no Meco foi a praxe levada para o lado negro da maldade e inconsciência dos perigos não tentem agora arranjar argumentos para provar o contrário por favor, é uma falta de respeito para com as famílias dos jovens que perderam a vida nessa noite, assumam que foram longe demais e que é necessário travar este exagero.

Por favor não digam disparates como " tenho direito a ser humilhado " ou comparar praxes com beber um shot ou com a color run, por favor com estes argumentos a única coisa que provam é que são ignorantes e realmente não andam a fazer nada a estudar por pelos visto não está a surgir o efeito pretendido no estudo. Por favor não se façam representar por alguém que anda a mais de 20 anos sem concluir um curso porque é difícil estudar e trabalhar porque isso é um insulto a quem tira realmente conclui cursos ao mesmo tempo que trabalha com um esforço que só que passa é que o sabe! Ou por quem responde que o " código da praxe " pelo qual se rege, orgulha e defende argumente que ah e tal " isso não é lei " quando vê o rabinho apertado!

Não percebo as praxes mais uma vez mas não posso dizer que se vá do 80 para o 8 e agora acabem ! Se querem fazer ... façam! , mas imponham limites, estudem que está a frente dessas praxes por que é importante que sejam pessoas humanas e inteligentes não ignorantes que acham uma lição para vida a humilhação. Assumam que fizeram merda e não tentem arranjar argumentos surreais para justificar uma prática lamentável.


Pronto é isso...não sou a favor nem contra das praxes! Sou contra ao excesso a que se chegou e à falta de regularização e legislação! Sejam livres de fazer mas sejam responsáveis e respeitem quem não quer fazer sem impor castigo ou mais humilhação de não fazer! Não regridam anos de luta na liberdade e respeito pelos direito humanos!

bjufas...

2 comentários:

  1. Confesso que a meio do texto, o uso excessivo do "por favor" começou a aborrecer-me...

    Eu fui praxada e praxei!
    Penso que depende das faculdades e dos cursos, e cada um tem a sua experiência.
    Eu gostei muito da minha praxe, mas porque foi baseada em jogos e musicas..
    Não concordo com actos de humilhação nem actos de violência fisica e psicologica.
    O objectivo da praxe é a integração, o divertimento, prepararem-nos para o que aí vem (pelo menos na minha praxe, fizemos várias reuniões com os nossos padrinhos sobre isso). E no meu curso, quem não foi à praxe NUNCA foi posto de lado...davamo nos todos bem à mesma. Tenho amigos da praxe e amigos que nunca foram à praxe...e nunca houve problema nenhum.

    Penso que já houve casos mais graves provenientes da praxe e ninguém ligou nenhuma...do nada já toda a gente quer saber (finalmente).
    Penso que os meninos do meco foram irresponsáveis e influenciados socialmente. Foi uma tragédia, um acidente infeliz, sim. No entanto já houve raparigas violadas em nome da praxe, e pessoas assassinadas em nome da praxe, e ninguém deu importância...

    Eu fui praxada fora do recinto da faculdade também - não acho que haja mal nenhum andarmos todos de preto pelo meio da cidade. Paguei um balurdio pelo traje, penso que tenho o direito a usá-lo onde quiser. - No entanto a minha praxe era controlada. Caloiro não bebe, caloiro não anda sozinho, caloiro é da responsabilidade dos veteranos. Havia uma sensação de protecção.

    No entanto, tendo em conta que existe pessoas que não se sabem controlar - pois o problema não está na praxe, mas sim nas pessoas - penso que as praxes deveriam ser feitas apenas nas faculdades, sob a orientação da própria faculdade. As humilhações, falta de respeito, e a violência não podem sair impunes e tem que ser controlado.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tanya,

    Obrigada pelo seu comentário. É exactamente isso que defendo, que continuem se gostam e querem mas com sentido de responsabilidade e respeito pelo próximo, que se crie as devidas condições, limites e regras nessa prática. Com relação ao traje, como disse infelizmente não consegui seguir os estudos, mas acredito que seja um orgulho vestir o traje e representá-lo, quando falei andar pela cidade vestidos de preto foi no sentido de usar esse traje para impor actos e posturas de humilhação. E sim concordo consigo quando diz que o problema são as pessoas e não a praxe. Gostei do seu comentário porque é alguém que passou pela praxe, teve e gostou da experiência mas não " tapa o sol com a peneira" e consegue ver que infelizmente nem todas as praxes são somente divertidas e integrantes. O que me choca como escrevi é a hipocrisia e ignorância de quem sabe e vê e diz que é normal e preparação para a vida, de quem abusa do " poder " e ultrapassa limites humanos. Enfim...esperemos que tudo isto mude e que se chegue a um equilíbrio entre o 8 e o 80. :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...