quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CRÓNICA | FITNESS #1




A diferença entre atividade física e exercício físico.

 

A atividade física e o exercício físico serão conceitos semelhantes ?  Se não são, quais as suas diferenças ? No que diferem ? Quais as suas semelhanças? Uma é melhor que outra ?  Explicar as suas diferenças e importâncias será o objectivo desta primeira crónica.

 

 A atividade física faz parte do nosso quotidiano, mesmo sem nos apercebermos, a nossa atividade física é constante nas nossas rotinas, desde os nossos movimentos, as ações mais simples,  todas elas podem ser consideradas de atividade física. Mas o mais importante é perceber o que é a atividade física.

 

 A atividade física é definida como qualquer movimento corporal que realizamos, na qual exista um dispêndio de energia acima dos nossos valores de repouso, por isso,  sempre que realizamos qualquer tipo de movimento ao qual a nossa frequência cardíaca acelera e há mais necessidade de o sangue chegar aos nossos músculos é considerada a realização de atividade física.

 

Existe um sem número de exemplos de atividade física,  desde subir as escadas, lavar o carro, passar a ferro,  aspirar a casa e/ou carro,  ter relações sexuais, dançar, passear os cães, fazer jardinagem,  todos este exemplos e muito mais são de atividade física.  Agora o exercício físico é que tem uma definição diferente e será por aqui que vos irei aconselhar nesta crónica,  com várias sugestões de prática.

 

Sendo assim o exercício físico, é considerada uma atividade física que é planeada, estruturada , repetida e que tem como objetivo a melhoria de uma ou mais capacidades físicas, de habilidades motoras ou até mesmo uma reabilitação orgânica-funcional.

 

O tipo de exercício físico deve ir de encontro,  à capacidade de cada individuo, isto é,  deve tentar encontrar o tipo de atividade que mais preenchem as suas necessidades e gostos pessoais. A variedade é bastante grande e o mais importante é criar objectivos,  sendo que o importante é ter o conhecimento ou perceber se os objectivos são exequíveis.

 

O quadro em baixo irá ser explorado na próxima crónica, com exemplos práticos  de cada objectivo de treino, as suas respetivas intensidades, exercícios, frequência e mais umas novidades.
 
Objectivo Físico
Tipo de treino físico
Exercícios
Aumento Resistência Cardiovascular;
Treino Aeróbio;
Caminhadas, Corridas, Ciclismo, natação...
Aumento da Resistência Muscular
Treino de Força;
Exercícios com pesos livres, máquinas, trx...
Aumento densidade óssea;
Treino de força com peso corporal;
Fusão das anteriores;
Aumento da Flexibilidade muscular;
Treino de flexibilidade;
Alongamentos estáticos, Dinâmicos e PNF;
Diminuição massa gorda;
Treino aeróbio e treino de força;
 
 
 
Por último a importância da atividade física regular, na qual o exercício físico poderá estar integrado,  irá ter benefícios na nossa capacidade aeróbica, ao nível da condição muscular, óssea e articular , ao nível do desenvolvimento psico-motor,  ao nível da composição sanguínea e ainda a nível psicológico.
 
Uma boa semana e comecem a preparar o próximo Verão agora.
 
 
escrito por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...